ARGENTINA-CHILE-PERU-BOLIVIA - 2012

O Itinerário da viagem teve Joinville/SC como ponto de partida no dia 26/dez/2011. O objetivo era alcançar a cidade sagrada de Machu Picchu no Peru, que acabara de completar 100 anos de descobrimento. O retorno a Joinville era previsto para o dia 22/jan/2012.
O percurso estava estimado em aproximadamente 10000 km, sendo que destes cerca de 15% seriam percorridos em estradas de “rípio” (bastante comum no Altiplano dos Andes, especialmente na Bolívia). O trajeto previa diversas paradas e pontos turísticos muito especiais, como a lendária ruta 40 que leva a Santo Antonio de Los Cobres na Argentina, o Deserto do Atacama no Chile, o lago Titicaca e o Salar de Uyuni na Bolívia, entre tantas maravilhas naturais ou construídas que o caminho nos reservava.
Trata-se de um projeto de especial dificuldade por envolver dois países que eram desconhecidos dos aventureiros – Peru e Bolívia – com desafios de relevo e clima. Algumas estradas bolivianas aproveitam em seu traçado o leito dos rios de degelo, com água e areia. E o relevo peruano conta com estradas de muitas curvas em grandes altitudes.
Para os viajantes, este projeto foi muito especial e esperado. Machu Picchu era a busca pessoal de um dos integrantes e  foi encampado com satisfação, esperando-se uma aventura de grandes impactos visuais e pessoais.