01/01 - Ushuaia (Lapataia)

O primeiro dia do ano amanheceu com chuva. Com tudo fechado na cidade e depois de ter ido dormir tarde no Revellion, o negócio foi esticar um soninho pela  primeira vez na viagem.

E por volta do meio dia depois de um “brunch”, tentamos a subida ao Glaciar Martial mas o tempo nublado e com muita névoa não permitiu. Preferimos esperar dia mais claro e aproveitar para ir a Lapataia, dentro do parque nacional Tierra del Fuego,  onde está simbolizado o fim do mundo com o término da ruta 3.

A entrada no parque para brasileiros custa em torno de R$ 25,00. Mas a estrutura é muito boa. A estrada de rípio permite circulação tranquila, com todas as atrações indicadas, lugares para camping  e até sanitários bem limpos.

As paisagens são especiais e há presença de muitos animais. Chamou a atenção o número de visitantes, na sua maioria gente do próprio país. São famílias que aproveitam o verão (o que para nós é um forte inverno) para passear e aproveitar as belezas que a patagônia oferece.

Na volta, a fome era comum a todos mas a do Marcão.....!!!!!!

Amanhã vamos sobrevoar  o canal de Beagle e este pedaço da Cordilheira dos Andes pela manhã e esperar que o tempo  esteja bom para a subida do Glaciar a tarde.