08/01 - El Calafate - Perito Moreno

El Calafate é uma cidadezinha transformada pelo turismo contemplativo que vem em busca dos glaciares, principalmente do mais famoso deles, o  glaciar Perito Moreno. É uma maravilha da natureza que atrai turistas do mundo inteiro.

Perito Moreno é um gigante que desce das montanhas por vários veios e se esparrama pela água.  Quando não é inverno o espetáculo se intensifica.  Com uma altura média de gelo visível  acima da superfície do lago argentino superior a 70 metros, é possível avistá-lo em quase toda sua largura. Passarelas foram construídas ao longo de todo o contorno do morro em frente, com mirantes que permitem uma proximidade perfeita para apreciá-lo.

De vez em quando, e nessa época muito mais intensamente, escutam-se estrondos semelhantes a um trovão. É o Glaciar se rachando, com alguns imensos blocos deslizando de sua encosta e se chocando com a água.  Um espetáculo que faz qualquer turista correr para o mirante mais próximo para apreciar.

Não há uma descrição perfeita para as imagens que nossos olhos captam.  A mistura de cores com a prevalência do azul, muito claro, ou as vezes um violeta, é algo que não se transmite por fotografias.

Desde El Calafate são 80 Km para se alcançar o parque e apreciar essa beleza toda. O custo para o acesso é de 75 pesos (cerca de  R$ 35,00).

O Parque dos Glaciares, onde está localizado o Perito Moreno, é a terceira maior reserva de água doce do mundo, e por sua beleza foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1981.

Amanhã vamos recorrer  o lago argentino e alguns glaciares, inclusive o Perito Moreno, e apreciá-los de outro ângulo, desde a água.