11/01 - El Chalten – Bajo Caracoles

Muito cedo deixamos El Chalten, uma cidadezinha peculiar com suas construções coloridas, para encarar a ruta 40 até  Bajo Caracoles. Em El Chalten completamos o tanque e já estávamos levando mais 20 litros de combustível  reserva para este trecho de quase 500Km.

O asfalto termina na localidade de Três Lagos, onde há um posto de combustível. Ali não repusemos os oito ou dez litros já consumidos, do que nos arrependeríamos muito ao fim do dia.

A ruta 40 em sua parte de rípio está muito difícil de trafegar. Carros of road passam fácil em razão de sua configuração e altura de suspensão. Mas para o nosso carro foi doído de andar. O trânsito constante vai formando um trilho e deixando um morro alto de pedras soltas que arrastam embaixo do carro. Ou são pedras maiores no fundo dos trilhos que arrasam pneus e suspensão. Foram mais de sete horas para fazer 350Km de estrada de chão.

Mas no fim, se poderia dizer que foi um privilégio, já que nada de ruim aconteceu e passamos por vários trechos em obras ao longo da ruta 40. Quem quiser se aventurar por esta lendária rodovia em condições originais deve se apressar. Fala-se em completar o asfalto em um ou dois anos, conforme permitirem as condições climáticas.

Chegar em Bajo Caracoles é algo demais. O lugar é o conjunto de algumas árvores e casas no meio do nada. Pelo que lemos, não são mais de 50 habitantes. A idéia era acampar.  De fato, a opção de hospedagem que conhecíamos por foto não é boa e custa bem mais caro que todas as hospedagens até aqui. Camping foi descartado porque o vento não deixa nada no lugar, além de ser muito, muito gelado. Imaginem a noite!  Surgiu o plano B, um hostal muito simples, com comidinha e sem vento.

Colocamos os 20 litros de combustível reserva e fomos ao posto para completá-lo. Não há Nafta! Não fosse a nossa reserva ficaríamos presos aqui até conseguir gasolina. Por conta desse problema, não vamos até a Cueva de Las Manos, monumento da cultura rupestre e ponto turístico obrigatório. Nos faltam 10 litros de combustível para ir e depois chegar ao posto mais próximo. Ninguém tem sobra para nos servir e vários viajantes  estão com problemas maiores parados aqui.

Não tivemos internet nem telefones celulares em Bajo Caracoles. Nosso site foi postado na cidade seguinte.