16/01 - Puerto Madryn – Península Valdés

Percorrer a Península Valdés é quase impraticável em um único dia. Desde o posto de controle na entrada são quase 300 Km de estradas que levam a vários pontos de observação de lobos marinhos, pinguins, baleias, além de outros animais que habitam a própria península como nandus, guanacos, tatus, lebres.

Nesta época do ano não é mais comum avistar baleias francas, apenas algumas atrasadas em seu retorno pra casa. Quem começa a chegar são as Orcas, pela  fartura de comida com a reprodução dos lobos marinhos que está a todo vapor. Eles se amontoam pelas praias e rochas, rugindo e brigando o tempo todo. A maioria dos filhotes já nasceu.

Hoje,  passavam pela parte norte da península  duas Orcas, mas que não se interessaram em tirar o sossego dos leões e filhotes  que se esquentavam a beira d’água.

Existem passeios de barco para observação de baleias que parecem boas opções nos meses de inverno, até fim de Dezembro. As orcas são vistas aqui, principalmente, nos meses de Fevereiro a  Maio. Os lobos marinhos e as toninas vivem aqui o ano todo, assim como os pássaros e os animais  originários da península como guanacos, tatus e lebres.

Um bom passeio, no nosso caso um tanto ofuscado pelas maravilhas que já vimos  antes de chegar aqui, como Punta Tombo e  Puerto Deseado.  Mas nos valeu  conhecer a cidade mais praiana até agora, com muita gente na rua, feira na praça e comidas com origem no mar.

Amanhã vamos efetivamente fazer caminho que nos leva para o norte e para mais perto de casa.